terça-feira, 6 de março de 2012

HOMENAGEM DIA INTERNACIONAL DA MULHER - D. MARIA LEOPOLDINA

Olá amadas! Como vão? Tudo SHOW? Que bom!!!

Com a proximidade do dia da mulher - dia 08 de março - resolvi fazer uma homenagem a uma grande personagem da história do Brasil, muitas vezes esquecida - D. MARIA LEOPOLDINA - a primeira Imperatriz do Brasil.


                                                                   D. LEOPOLDINA


Lendo o livro "1808", ("Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal") de Laurentino Gomes, fiquei sabendo que a Imperatriz, apesar de inteligente, política, culta, bondosa, fiel e defensora dos brasileiros menos abonados, sempre era lembrada por sua figura gorda, desalinhada e pouco vaidosa, em contraponto à Marquesa de Santos (amante de D. Pedro I).  


                                                                      D. PEDRO I


                                                          MARQUESA DE SANTOS


 Desolada com a realidade de seu casamento e do país que adotou, viu sua vida e suas virtudes perecerem, talvez, por não se sentir amada.

Engraçado, né? Passam-se os séculos e a sociedade cobra das mulheres sempre a mesma ladainha - ser linda para seu homem, ou seja, ser um OBJETO para seus desejos. Não interessa sua cultura, seu bom humor, SUA FIDELIDADE E CARÁTER, só importa se ela tem uma cinturinha fina e agrada à ala masculina.


                                                                   D. LEOPOLDINA


É, depende da gente mudar isto de uma vez por todas, demonstrando que somos seres humanos e que merecemos respeito e dignidade. (tudo bem, podemos continuar sendo belas TAMBÉM. Nada exclusivo)

Enfim, aí vai minha homenagem a esta que formou D. PEDRO II, o IMPERADOR FILÓSOFO, trazendo para nosso país, de alguma forma, princípios mais elevados e objetivos mais nobres.

O nosso parabéns pelo dia da Mulher vai pra vc - IMPERATRIZ LEOPOLDINA.

Abaixo sua biografia retirada do site UOL EDUCAÇÃO (http://educacao.uol.com.br/biografias/maria-leopoldina.jhtm). ENJOY!!!


 

"Maria Leopoldina foi arquiduquesa da Áustria, imperatriz do Brasil entre 1822 e 1826, e rainha de Portugal por oito dias, em 1826.

A arquiduquesa Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena, que no Brasil iria adotar os nomes de Leopoldina e Maria Leopoldina, era a sexta filha do segundo casamento de Francisco 1o, imperador da Áustria, e 2o da Alemanha (1768-1835) com Maria Teresa de Bourbon-Sicília (1772-1807).

Desde pequena, Leopoldina recebeu uma educação esmerada, adquirindo conhecimentos científicos, políticos, históricos e artísticos, além de aprender idiomas estrangeiros, especialmente o francês. Aos 10 anos ficou órfã de mãe e um ano depois seu pai se casou com Maria Ludovica, que faleceu em 1816. Abalada com a morte da madastra, Leopoldina sofreu mais duas perdas quando suas irmãs Maria Luisa e Maria Clementina deixaram a pátria para se casar.

No final de 1816, começaram as negociações de seu casamento com o príncipe herdeiro do trono português, Pedro de Alcântara, filho de dom João 6o e Carlota Joaquina. Através desse casamento, Portugal ligaria a Casa de Bragança a uma das mais fortes monarquias européias, além da possibilidade de se livrar do jugo político da Inglaterra. Já para a Áustria, era a possibilidade de participar do comércio de produtos tropicais.

Em maio de 1817, celebrou-se o casamento por procuração. Em dezembro, dona Leopoldina chegava ao Brasil. Em nove anos de casamento, ficaria grávida nove vezes, com dois abortos e sete filhos, dos quais o mais novo, Pedro de Alcântara (1825-1891), sucederia o pai no trono brasileiro.

Após a Revolução do Porto de 1820, e o regresso de dom João 6o a Portugal em abril de 1821, dom Pedro assumiu como regente. No Brasil, surgiram manifestações de descontentamento, aos primeiros sinais de tentativa de recolonização, com a transferência de importantes setores da administração para Lisboa. Com a mulher, dom Pedro informava-se de muitas coisas da Europa. Além de uma boa visão política, ela era a pessoa que mais podia influenciar o príncipe a renunciar à idéia do retorno a Portugal.

Após amplas manifestações de apoio à permanência do regente, dom Pedro anuncia sua decisão, em 9 de janeiro de 1822, o "Dia do Fico". Em 1º de agosto, declarou inimigas todas as tropas enviadas de Portugal sem o seu consentimento. Com a iminência de uma guerra civil, que pretendia separar a Província de São Paulo do resto do Brasil, no dia 13 de agosto de 1822, dom Pedro passou o poder a Dona Leopoldina, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil, com todos os poderes legais para governar o país durante a sua ausência e partiu para São Paulo.

Nesse ínterim, a princesa regente recebeu notícias que Portugal estava preparando uma ação contra o Brasil. Sem tempo para aguardar a chegada de dom Pedro, dona Leopoldina, aconselhada pelo ministro das Relações Exteriores, José Bonifácio, reuniu-se na manhã de 2 de setembro de 1822 com o Conselho de Estado, assinando o decreto da Independência, que seu marido oficializou a 7 de setembro, com o célebre grito às margens do Ipiranga.

Apesar do apoio político ao marido, sua vida conjugal foi sempre perturbada pelas constantes relações adúlteras de dom Pedro, que chegou a humilhá-la, nomeando-lhe como dama de companhia sua amante, Domitila de Castro, também agraciada com o título de Marquesa de Santos. Obrigada a conviver com a rival sob o mesmo teto do Palácio de São Cristóvão, cada vez mais deprimida, e grávida pela nona vez, Leopoldina acabou abortando. Dom Pedro ausentou-se por mais de um mês do palácio na ocasião e Leopoldina morreu sem revê-lo."