quinta-feira, 7 de julho de 2011

GG ENTREVISTA - O MULHERÃO: RENATA CECÍLIA POSKUS VAZ

Minhas queridas amigas, que saudades!! Tenho ficado um pouco afastada das letras em consequência da falta de tempo. Mas vocês sabem que sempre volto pra vocês!!

Hoje o GG ENTREVISTA conversa com a nossa querida RENATA CECÍLIA POSKUS VAZ, pioneira brasileira da modelagem plus size, organizadora, entre outras coisas, do blog MULHERÃO (http://mulherao.wordpress.com/) e do FASHION WEEK PLUS SIZE (http://www.fwps.com.br)/

Vamos conhecer um pouco mais desta que, amem ou odeiem, é a mulher mais PODEROSA do mercado plus size. ENJOY!!!



Garota Glamourosa: onde você nasceu, quantos anos tem? Sempre foi gordinha?

Renata Cecilia Poskus Vaz: Nasci na cidade de São paulo, no estado de São Paulo, na maternidade São Paulo. Mais paulistana que isso impossível!!Tenho 29 anos, e nem Sempre fui gordinha. Comecei a engordar aos 17 anos, sofri com o efeito sanfona, nunca fui obesa, mas convivo há bastante tempo com o sobrepeso.

Garota Glamourosa: Oque mais te marcou nesta diferença de peso?A gordura te marginalizou?

Renata Cecilia Poskus Vaz: Sim. primeiro no ballet. Eu amava dançar e comecei a engordar e fugir do padrão tipico de uma bailarina. Sofria com isso, era ridicularizada entre as amigas do ballet. Mas olha só, eu pesava apenas 60 e poucos quilos.Também tinha avó e mãe obesas e percebia como elas eram discriminadas por estarem acima do peso. Com isso fui crescendo vendo que gordura era como uam doença contagiosa, que pega entre a família e que os de fora tem medo. Aos 17 anos fui impedida de me formar pq, segundo um dos avaliadores, quando eu fazia um determinado passo minha barriga ficava muito saliente. Foi a gota dagua, deixei de dançar, tive uma série de períodos de compulsão alimentar. Não arrumava namorados achando que era gorda demais para merecer alguém. E fui engordando, engordando.

Garota Glamourosa: Você concorda que o padrão de beleza se tornou algo praticamente impossível de ser alcançado, e que esta impossibilidade traz uma insatisfação permanente que leva à alguma compulsão ou distúrbio psicológico propositadamente, com o intuito de fazer o consumo algo sem fin?

Renata Cecilia Poskus Vaz: vamos por partes

Garota Glamourosa: Concorda que a mídia associa a beleza, a perfeição física à felicidade?

Renata Cecilia Poskus Vaz: Acho que tentar alcançar um padrão de beleza não é coisa de gorda, é coisa de mulher. Mulher sempre buscou um padrão inatingivel.

É só a gente lembrar dos corsets usados na idade média que criavam uma cinturinha mínima nas mulheres. E hoje não é diferente. Na década de 80 a moda era ser magra magérima. Atualmente, a mulher tem que ser marombada para fazer sucesso. Acredito sim que a mídia exerça influencia sobre as mulheres.

Mas não creio em uma teoria da conspiração, em que midia exerceria influencia na ditadura de um corpo anoréximo para proliferar vendagem de controladores de apetite.

A maior responsabilidade da mídia, no entanto, é permitir que atrizes com a saúde em risco, demasiadamente magras, obtenham destaque. Não é correto fazer pensar que uma mulher adulta de 1,70m pesar 40 Kg é normal.

Quanto a sua pergunta de associar beleza à felicidade, eu discordo. Nas novelas, nos nucleos de comédia, em que todo mundo é feliz e leva a vida numa boa, os protagonistas desses núcleos nem sempre são galãs ou mocinhas com plástica perfeita.

Já as propagandas pregam isso: faça plástica, coma tal coisa, malhe em tal lugar e assim será feliz.

Garota Glamourosa: E como veio a idéia de fazer o BLOG MULHERÃO?



Renata Cecília Poskus Vaz: Bom, quando criei o Blog Mulherão já existiam alguns blogs voltados ao público GG, como gordinhas lindas, gordinhas maravilhosas e o criatura gg. o que faltava era realmente se aprofundar nessa questão da autoestima e mais noticias sobre moda.

O Mulherão surgiu como um diário virtual em que eu contava a minha odisséia pelo emagrecimento, onde dividia minhas frustrações, conquistas e minahs descobertas sobre o mundo da moda gg.

Garota Glamourosa: Mas sua motivação foi visceral? Como uma resposta ao preconceito, para mostrar como vc era maior internamente?

Renata Cecilia Poskus Vaz: Não há uma chave, uma tecla que apertamos e de uma hora aprendemos a ter autoestima. Acho que precisei ver e ouvir histórias muito piores que a minha e ver exemplo de gente bem mais gordinha e também mais felizes do que eu para aprender que meu corpo, meus quilos e minhas celulites não poderiam nortear a minha vida. Não criei um blog para provar que sou melhor escrevendo do que melhor ao vivo. rsrsrs... Sou jornalista, amo escrever e sempre tive blog, mas não com essa temática.

Garota Glamourosa: E como tudo mudou na sua vida a partir do blog, quando se deu o divisor de águas que te levou a este sucesso da sua vida?

Renata Cecilia Poskus Vaz: O Dia de Modelo.

O blog Mulherão quase não tinha acessos. Nem era minha intenção torná-lo em uma fonte de renda ou popular. Mas eu queria fazer fotos bonitas para reconquistar meu ex-namorado. E para isso precisava de meninas que aceitassem dividir comigo o custo de um estúdio, fotografo etc.

Eu não queria fazer fotos em um estudio comum. Também não queria fazer sozinha. Então, comecei a procurar meninas que topassem a sessão fotografica pela internet.

Garota Glamourosa: sempre o AMOR por trás de uma mulher PODEROSA, rsss

Renata Cecilia Poskus Vaz: Acho que as pessoas são movidas ou pelo amor, ou pela dor. Eu precisei da dor de uma separação para ter uma grande idéia e mudar minha vida para melhor.

Bom, voltando às fotos... Foi uma grande sacada. Tirar foto em companhia de outras mulheres me deixou relaxada, segura, confiante. Percebi que aquele dia de modelo poderia virar algo permanente. Minha intenção não é e nem nunca foi fabricar modelos. A proposta é que mulheres comuns possam ter seu dia de diva. Mas é claro que entre tantas gordinhas lindas, sempre surge uma modelo em potencial.

Garota Glamourosa: E o FASHION WEEK PLUS SIZE como surgiu?

Renata Cecilia Poskus Vaz: Com o Blog Mulherão, percebi que existiam sim lojas plus size de qualidade. o que não havia era o diálogo entre essas marcas e o publico final. As grifes gg estavam excluidas da grande midia. E por isso que não eram conhecidas. Então, em parceria com uma modelo plus size, organizei a primeira edição desse desfile de moda. Hoje estou na quarta edição.

Sabe...eu vejo grandes progressos da primeira edição para cá. Hoje o investimento por parte das grifes em pesquisas e desenvolvimentos de produtos ampliou, a moda melhorou, mas reconheço que ainda temos um longo caminho a percorrer.

Garota Glamourosa: Você acha que as pessoas do meio artístico levam a sério o nosso movimento? Ou a população em geral? E como é se sentir intimamente responsável por uma mudança de mentalidade de toda uma sociedade?

Renata Cecilia Poskus Vaz: Acredito que as pessoas levem muito a sério as nossas iniciativas. No incio, confesso, sofremos um pouco. Quando um jornalista a cobrir nosso evento não era com caráter de moda, sabe:? Eles queriam curiosidade, ver gordinhas na passarela como atração.

Hoje isso mudou. Recebemos os mesmos jornalistas que as grandes semanas de moda recebem. E eles avaliam nossa moda com imparcialidade. Deixamos de ser os "cafés com leite" do cenário fashion.


Renata Cecilia Poskus Vaz: Me realizo a cada e-mail que recebo de mulheres que antes se escondiam em casa com vergonha de si mesmas. Engraçado, eu nem consigo descrever o momento certo em que deixei de me achar um patinho feio e comecei a me amar. Acho que trabalhar com moda e autoestima gg me realizam. Hoje vejo que faço a diferença, que sou um mulherão. E sou muito feliz.

Renata Cecília Poskus Vaz: Gostaria de convidar todas as suas leitoras para o FWPS que acontece dia 16 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

E aproveito para mandar um beijo carinhoso para uma modelo brasilliense, a Fernanda Ribeiro, negra maravilhosa que desfilou conosco no ano passado, mas que nesta edição, por conta do bebe que está esperando, não pode comparecer.